Introdução

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terça-feira, 18 de outubro de 2011

Marketing Cultural e Responsabilidade Social da Empresa

O marketing cultural é um elemento da estratégia de comunicação corporativa que visa, sobremodo, à promoção, defesa, patrocínio e valorização de bens e padrões culturais, sejam de cunho literário, científico, artístico, educacional e a vinculação desses valores com a empresa para a valorização da marca ou da instituição perante os agentes econômicos.

É consensual entre os diversos autores que por promover a associação entre a atividade cultural e a comunicação empresarial, o marketing cultural tem-se revelado nos dias atuais um dos mais eficazes instrumentos de comunicação corporativa. A saturação da publicidade convencional levou as empresas a buscarem formas de comunicação empresarial que consigam, de forma ágil e eficiente, atrair um público consumidor exigente e diferenciado, conferindo às empresas grande valor de mercado.

Isto acontece uma vez que o patrocínio de eventos culturais encontra-se quase sempre associado a uma atividade valorizada socialmente. Assim, o ganho de imagem alcançado pela associação da arte e da empresa origina-se da transferência de valores próprios da primeira, como beleza, sofisticação, exclusividade, ousadia e prestígio, para os produtos e para a marca da segunda.

Logo, através do marketing cultural agrega-se ao produto vendido uma carga simbólica das atividades culturais que oferece aos consumidores mais do que o valor de sua própria utilidade.

Em uma primeira visão o marketing cultural seria a integração funcional entre necessidades e estratégias de comunicação empresarial e atividades artístico-culturais, em razão da percepção de que a promoção de tais atividades revela ao público alguma diferenciação positiva da marca de uma empresa.

Empresas cidadãs são aquelas que consideram em suas estratégia de marketing cultural não apenas o patrocínio de um programa de cunho que utiliza a cultura como instrumento de inclusão social, mas também uma prática ou gestão de projeto cultural duradouro, visto que, apenas no médio e longo prazo, resultados positivos desta política podem ser auferidos pela empresa e pela sociedade.

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Referência: BARACHO, Maria Amarante Pastor. Responsabilidade Social e Marketing Cultural /Maria Amarante Pastor Baracho e Luiz Fernando Fortes Félix. - Belo Horizonte: Fundação João Pinheiro, Centro de Estudos Históricos e Culturais, 2002.

Por Renata Cortezini

31 comentários:

  1. O Marketing Cultural é muito importante para o resgate e a valorização da identidade cultural de uma cidade...

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  2. O marketing cultural acaba sendo muito vantajoso para ambos os lados, tanto para a comunidade beneficiada como para a própria empresa. A cidade ou cultura beneficiada conta com sua preservação e incentivo de desenvolvimento; a empresa acaba ganhando um reconhecido valor social e fica vista como diferenciada, sendo lembrada como uma empresa preocupada com o questão social e não apenas com o financeiro.

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  3. Marketing cultural é uma ferramenta de comunicação que, se aplicada com critério e seriedade, pois o conjunto de ações de marketing que se utiliza a cultura para projetar ou fixar a imagem, nome ou produto de uma organização é um instrumento qualificador utilizado pela comunicação empresarial, por se associar a expressões e manifestações artísticas culturais.

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  4. Inicialmente as empresas começaram a investir em marketing cultural porque, financeiramente era um bom negócio. Depois, elas compreenderam que essas ações de marketing solidificavam a imagem institucional da empresa e davam visibilidade para a marca. Desse modo, o investimento em cultura pode ser visto como uma oportunidade para as empresas participarem do processo de incremento e manutenção dos valores culturais da sociedade e, principalmente, a possibilidade de construir uma imagem forte e bem posicionada para o consumidor, garantindo a curto, médio e longo prazo sua perpetuação.

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  5. As empresas devem buscar métodos de comunicação que valorizem não só o produto, mas a empresa também, e o marketing Cultural é uma forma de demonstrar que a empresa valoriza à Cultura. Quando as organizações se inserem em porjetos Culturais, estas obtém reconhecimento do público, que está cada vez mais exigente em relação aos produtos que irão comprar, dando preferência a produtos que prezem por ações socias.

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  6. O marketing cultura é útil como estratégia de troca de recursos de patrocínio por retorno institucional (inclusive em abatimentos nos impostos da empresa, quando utilizadas as leis de incentivo fiscal à cultura). A empresa, ao fortalecer sua imagem pela simpatia que estabelece com o público e a sociedade em geral, também aumenta a venda de seus produtos ou serviços.

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  7. Com as mudanças no ambiente que as empresas estão inseridas, estas precisam de alguma forma associar a sua marca ao assunto sustentabilidade, pois o consumidor procura novidades, produtos que pareçam com sua personalidade e marcas que significam algo na sociedade.
    o Marketing Cultural e a Responsabilidade Social agregam credibilidade e riqueza ao uso da marca da empresa.

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  8. Associar uma marca e o nome de uma empresa a projetos sociais, tornou-se uma medida estratégica por parte de seus gestores, pois a sociedade de modo geral está cada vez mais esclarecida e, consequentemente dando mais ênfase a esse comportamento por parte das instituições.

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  9. O maketing cultural é uma ferramenta de comunicação importante para a empresa.Quando as organizações participam de projetos culturais, elas estão divulgando suas marcas e assim passando mais confiança a seus clientes.

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  10. Para a empresa o marketing cultural deve levar a sua marca para um maior número de pessoas, para que o reconhecimento e a identificação da empresa com determinada obra torne-se instantâneo na mente das pessoas...

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  11. Atualmente as empresas utilizam-se do marketing cultural e da responsabilidade social para posicionarem sua marca, pois através dessas estratégias a empresa passa a ser vista pelos clientes como um exemplo a ser seguido. Outra vantagem também é que as pessoas acabam querendo consumir mais de seus produtos por ter orgulho da empresa.

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  12. Cada vez mais a própria sociedade cobra das empresas que as mesmas tenham resposabilidade social, sendo assim as organizações devem desenvolver estratégias de marketing para utilizar isso tanto ao favor da empresa quanto para o bem da sociedade como um todo, pois deve se preocupar com sua marca frente ao seu público alvo.

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  13. Primeiramente as empresas começaram á dar mais importância ao Marketing Cultural, pois avistaram que hoje á uma necessidade muito grande desse tipo de investimento, onde tiveram conhecimentos que ações desse tipo dariam maiores visibilidade a marca da empresa.Dessa maneira tendo em vista que esse tipo de ferramenta proporcionaria maiores oportunidades da organizações á participarem dos valores culturais da sociedade , possibilitando construir uma imagem intensa e bem posicionada para o consumidor, de uma forma consciente .

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  14. Marketing Cultural é uma ferramenta de comunicação que, se aplicada com critério e seriedade. É uma estratégia utilizada pelas empresas para que, através de patrocínios a projetos culturais, agreguem valor às suas marcas.

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  15. O marketing cultural tem sido um bom aliado das empresas, pois acabam fazendo com que o seu público se identifique com suas ações e consequentemente com a própria empresa, além de ser bom também para a nossa cultura que de uma maneira ou de outra, seja por interesse das empresas ou não, vem sendo cultivada e promovida.

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  16. O Marketing Cultural é de grande importancia em uma organização pois gera reconhecimento a mesma, já a sociedade ganha em cultura. Este trabalho é utilizado pelas grandes organizações que além de terem um retorno financeiro apoiada nas leis de incentivo fiscal, o investimento em evento cultural fixa a imagem da marca como uma empresa atenta aos interesses da comunidade.

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  17. Considero o marketing cultural uma das melhores ferramentas para promover e dar credibilidade a empresa. Além de promover e estimular a cultura de um país sem a sempre difícil dependência do Estado.

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  18. É sabido que quanto mais poder a empresa tem, maior é a sua responsabilidade social, com a transparência das empresas em seus negócios, elas se vêem obrigadas a adotar uma postura mais responsável em suas ações, pois isso melhora a imagem da empresa e consequentemente aumenta a sua lucratividade.

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  19. O Marketing Cultural é uma ferramenta pela qual as empresas divulgam os seus valores e princípios para todos os seus públicos (colaboradores, acionistas, fornecedores, clientes, comunidade) com a intenção de obter um diferencial, aumentando a sua competitividade. Atualmente, as empresas associam os seus valores à sustentabilidade com o objetivo de se tornarem empresas cidadãs com produtos e práticas socialmente corretas, já que os consumidores estão cada vez mais exigentes, cobrando ética e transparência.

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  20. Esta iniciativa proporciona maior visibilidade institucional para a organização. É sabido que inicialmente as organizações investiam em Marketing cultural devido a lei de incenticos fiscais.
    Posteriormente as organizações identificaram que essas ações intensificavam sua visibilidade pela sociedade e ainda definia as organizações com responsabilidade social.
    O Marketing cultural aproxima a sociedade das organizações que incentivam a cultura, por propiciar à sociedade, acesso a informações culturais como exposições artisticas, peças de teatros, folclore, danças, etc. Por fim, o marketing cultural pode ser uma boa solução para a comunicação de uma organização.

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  21. Pode- se dizer em resumo então que marketing cultural, é toda ação de marketing que utiliza a cultura como meio de obter maior credibilidade para a empresa patrocinadora. Para fazer marketing cultural não existe exatamente apenas uma fórmula; há variáveis que,trabalhadas em conjunto, podem resultar em uma ótima ação de marketing. Um exemplo desse marketing cultural são as empresas que patrocinam projetos culturais ligados à pessoas famosas, para ter a imagem da empresa vinculada ao artista assim aumentando a credibilidade do projeto e/ou da própria empresa.

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  22. Marketing Cultural, é uma necessidade das empresas
    em estarem divulgando o seu nome perante a socie-
    dade, e ao mesmo tempo difundindo a cultura e preenchendo as lacunas entre ambos.
    Marcelo, Marketing

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  23. O Marketing Cultura visa,à promoção, defesa, patrocínio e valorização de bens e padrões culturais, na qual as organizações identificam que essas ações visibializam a sociedade e definia as organizações com responsabilidade sociais.

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  24. Maketing cultural é uma ferramenta de muita importancia para na comunicação da empresa, pois com isso ela desenvolve divulgação da sua marca passando mais confiabilidade a seus clientes, podendo assim fidelizá-los.

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  25. O texto relata que nos dias de hoje o marketing e propaganda convencional já não atingem tanto o público como o marketing cultural. E não só isso torna a empresa mais competitiva e sim a prática de ser responsável socialmente e sustentável.
    Sabrina Penetado ADM B

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  26. A importância do desenvolvimento de empreendedorismo é fundamental para que a sociedade seja , inovadora , dinamicâ e participativa. Por isso que hoje em dia o profissional empreendedor deve-se se ter uma visão global ter criatividade ser inovador no mundo em que se esta inserido, pois cada funcionário é reconhecido pela sua capacidade de visão.MARINA - MKT

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  27. Marketing cultural é uma estratégia utilizada pelas empresas para que, através de patrocínios a projetos culturais, agreguem valor às suas marcas ou seja é uma ferramenta fundamental na comunicação de uma organização.Marina - MKT

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  28. Hoje as empresas descobriram o mkt cultural, não só como benefícios fiscais e financeiros e sim como uma forte de ferramenta de mkt que é, pois hoje a sociedade esta mais sensivel as estas ações, ela valoriza mais as empresas que tenham estas iniciativas, compram mais seus produtos, memorizam mais suas marcas, enfim um grande retorno para toda empresa que busca fortalecer sua marca, ainda mais no mercado.
    Anderson Calabria!

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  29. O marketing cultural vem se expandindo cada vez mais, varias empresas ja adotaram essa nova ferramenta, e os resultados estão sendo cada vez mais surpreendentes.

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  30. Diante da deficiência do Estado em suprir nossas severas demandas sociais, empresas atuam cada vez mais de forma proativa e incorporam um discurso social mais justo. São por diversas razões que, em face de uma crescente cobrança por transparência, não basta hoje atuar de forma responsável, é preciso mostrar resultados.
    - Michel Wagemaker - ADM

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  31. É o desenvolvimento de um conjunto diversificado de ações, estratégias e produtos com o objetivo de estimular a produção e a difusão da cultura, entendida no seu sentido mais amplo. Incluem-se neste conceito, sobretudo, o apoio e o patrocínio a atividades culturais (literatura, dança, música, cinema, teatro, folclore etc e manifestações culturais e artísticas em geral ) por parte de empresas públicas e privadas. MARKETING CULTURAL é uma estratégia de troca: troca-se recursos de patrocínio por retorno institucional e também por abatimentos nos impostos da empresa, quando se utilizam as leis de incentivo fiscal à cultura. Julia Betanho - Turismo

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